A “BARANGA”* DA SIMONE DE BEAUVOUIR NOS ENSINOU QUE A IGNORÂNCIA É O MAIOR PROBLEMA DO BRASIL

simone_de_beauvoirVocê que me acompanha sabe que meu maior argumento para tudo é o trabalho com o cérebro e o exercício da inteligência. A capacidade não só de absorver o conhecimento mas também de saber aplicá-lo.

A primeira regra para que a inteligência seja desenvolvida é a análise de fatos a partir dos variados pontos de vistas, além do nosso. É a resiliência. É a prática do ouvir o outro lado. É a prática da humildade para pesquisar e buscar conhecimento daquilo que, estão falando mas, não sabemos o que é.

O caso de Simone de Beauvoir no ENEM, muito mais do que uma discussão de partidos e opiniões políticas, acabou por revelar que não existem só políticos e povo ignorante como muitos acreditam. Descobri, infelizmente, que também existem pessoas que vendem seu “conhecimento” e que em uma única declaração acabou pro provar que esse não existe.

Fiquei completamente chocada ao ver uma entrevista de um grande empresário, que trabalha e fala sobre a “educação” dos brasileiros, sobre empreendedorismo, que vende isso, dizendo que falar sobre Simone de Beauvoir no ENEM era uma “doutrinação”. Alôou!!!!! Hein!!!! Sério?????? Acho que nem os vereadores de Campinas dizendo que o texto era sobre gêneros (para eles = a Homosexuais) me deixou tão estarrecida. Você e eu provavelmente esperamos que as pessoas mais simples ou de escola pública falem coisas absurdas por ignorância, falta de informação, falta de conhecimento. Você e eu provavelmente esperamos estas ignorâncias vindas da boca de políticos. Ou por falta de conhecimento, aliádo à arrogância, ou porque querem “causar” e aí falam coisas absurdas pra virar manchete ou conquistar votos dos igualmente ignorantes.

Mas, quando vejo um empresário de sucesso, internacional, que “vende o seu conhecimento” falando isso, me preocupo ainda mais com a urgência de usarmos a nossa inteligência. Me preocupo ainda mais com a urgência de um aprendizado holístico, completo e coerente.

Infelizmente, assim como esse empresário, muitos por aí, ricos e milionários, sabem somente “fazer dinheiro”. A inteligência e o uso do cérebro acaba se resumindo em aprender técnicas de manipulação dos outros, psicologia, neurolinguística etc com o objetivo de vender, vender e vender.

Essa “urgência” pelo TER e não pelo SER está tornando as pessoas não só insensíveis, corruptas, descontentes, robotizadas. Essa pregação do TER antes do SER está destruindo o pensamento crítico, a inteligência, o discernimento, o desenvolvimento da sociedade e até da humanidade.

Cada um pode ter a opnião que quiser, isso é fato. Mas não podemos impor uma opinião que seja uma deformação da história e das conquistas do ser humano até hoje. Você, eu e tantos outros que conhecemos trabalhamos com educação de verdade, com cultura, com as artes, com o criativo. E sabemos que o desenvolvimento humano só acontece quando há antes de dinheiro, de manipulação, de posições políticas para angariar fundos ou apoios, o entendimento e a discussão real sobre um assunto.

Com todas as críticas que se possa fazer à Simone de Beuavoir ler e ouvir os absurdos falados nos mostra que é urgente trabalhar a ignorância do brasileiro. O texto: “Não se nasce mulher, torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade”, se refere a discussão feminista onde antes de tudo a mulher nasce ser humano mas que depois, na sociedade é vista como mulher. O “ser vista com mulher” traz uma série de estereótipos que rebaixam a condição da mulher a um segundo plano. Simples e importante assim. E hoje, com a discussão mundial sobre a condição da mulher, com os altos índices de violência à elas, nada mais atual e importante para um aluno que será o futuro da nossa sociedade.

O sucesso verdadeiro está não só em fabricar dinheiro das mais variadas formas. A inteligência está em conquistar seu lugar ao sol contribuindo também para a evolução da humanidade. Eu quero que você faça parte da história desse crescimento.

QUERO TE ENVIAR SEMPRE INFORMAÇÕES EXCLUSIVAS SOBRE PROJETOS, EVENTOS E MUITO MAIS e isso eu só compartilho com quem é VIP. Para isso faça aqui sua inscrição para participar também.

Gostou? Curta, compartilhe e divulgue. Informação tem que ser circular. 😉

*Baranga – segundo IGNORANTE promotor de Justiça Jorge Alberto de Oliveira Marum, de Sorocaba (SP),   – “Aprendam jovens: mulher não nasce mulher, nasce uma baranga francesa que não toma banho, não usa sutiã e não se depila. Só depois é pervertida pelo capitalismo opressor e se torna mulher que toma banho, usa sutiã e se depila”, escreveu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s