INTERCÂMBIO BRASIL E PORTUGAL COM CACILDA ESPÍNDOLA

@22Hoje é dia de entrevista e nossa convidada é Cacilda Espíndola. Cacilda é uma artista plástica brasileira radicada em Portugal há 07 anos. Seu trabalho permeia sempre pelo social, pela reciclagem, pelas cores. Cacilda é também designer de jóias e está finalizando seu curso na Cindor – Formação Profissional de Ourivesaria e Relojoaria em Gondomar, PT. Tem formação em Organização de Eventos no Brasil pela UNISA. É uma artista criativa que desenvolve um trabalho que transmite a sua vocação em participar do mundo de forma mais efetiva e construtiva.

@3

“Crack International Art Camp” -Dez 2014/ Jan 2015

Recentemente foi convidada para uma residência artística no “Crack International Art Camp” – em KushtiaBangladesh. O projeto é uma iniciativa por parte de alguns jovens ativistas de diferentes áreas culturais no país. Este é um projeto que começou com a liderança do artista Shawon Akand em associação com artista Delowar Hossain em 2007. Artistas de vários países da Ásia e Europa estiveram presentes.

@criativo3

Exposição ” Em partes” – 2014 – Maia – Portugal

O trabalho de Cacilda Espíndola, muitas vezes premiado, já esteve em exposições e catálogos no Brasil, Londres, Lisboa, Porto, EUA e outras cidades e países. Foi responsável pela produção de cenários para shows e eventos. Eventualmente trabalha como contato e/ou produtora cultural em projetos que envolvem Brasil e Portugal. E sempre está participando de alguma ação social onde, através das artes plásticas, cria belíssimos trabalhos com idosos, crianças, dependentes químicos e outros grupos.

Por este belo currículo e pela sua competência que a Lima Projetos e Eventos (da qual sou sócia) fechou uma parceria com ela. A intenção deste trabalho em conjunto é levar artistas do Brasil para Portugal. Artistas de todas as áreas como artes plásticas, literatura, música, teatro etc. Cacilda será uma representante da produtora. Ela também já de dispões a participar e auxiliar na criação da nossa REDE COLABORATIVA DE PRODUÇÃO (veja toda quinta matéria sobre esse assunto).

E agora vamos conversar um pouquinho com ela:

COMO FOI A DESCOBERTA DA SUA VOCAÇÃO DE ARTISTA PLÁSTICA?

@criativo2

Exposição – Brasil – Passando por Mudanças – acrílico sobre madeira – Cacilda Espíndola

Eu comecei a pintar com nove anos quando passei a freqüentar um atelier de pintura. Decidi trocar a dança pela pintura. Sempre fui fascinada pelas cores, texturas e materiais. Ver que a combinação destes fatores e a forma como eles podem ser sentidos e explorados plasticamente, criando uma imensa plataforma de recursos e possibilidades de serem mostrados, fizeram com a paixão se transformasse em amor. Foi um hobby com imensas descobertas. Fui então convidada para fazer parte de um atelier de pintura em seda e também a fazer minha primeira exposição. A partir daí comecei a aprofundar os meus estudos e o hobby virou uma profissão.

ATUALMENTE, MORANDO EM PORTUGAL VOCÊ ESTÁ FINALIZANDO UM CURSO DE JOALHERIA. COMO É O MERCADO DE DESINGERS DE JÓIAS EM PORTUGAL E NO BRASIL?

Penso que Portugal tem uma grande tradição e uma história muito rica na joalheria, mas passaram muito tempo agarrados a essa tradição. E tenho notado que eles estão mais abertos aos trabalhos contemporâneos com materiais diversificados. Os novos designers têm feito trabalhos muito diferenciados. No Brasil isso já acontece há mais tempo. A experimentação faz parte da nossa história, e a imensa variedade que temos de pedras e materiais nos fazem ter mais liberdade para criar joalheria com soluções mais criativas e apresentando resultados interessantes e surpreendentes. Quanto à comercialização tudo é fácil e é difícil, no Brasil ou em Portugal. O importante é não desistir e criar uma identidade única que o destaque neste grande e concorrido mercado.

@4

“Changes” – anel prata – 2012 – Cacilda Espíndola

VOCÊ TAMBÉM TRABALHA COM ARTES PLÁSTICAS LIGADA A PROJETOS SOCIAIS. QUAL A IMPORTÂNCIA DESSE TIPO DE AÇÃO?

Valorizar aqueles que de alguma forma acabam sendo excluídos para mim é muito importante. Uso a arte para tratar seus traumas e trazer novas perspectivas de saída para as duras realidades que vivem. A arte tem um papel muito maior do que a simples comercialização de produto ou serviço. A arte pode ir além do satisfazer o próprio ego através das nossas criações. Fazemos a arte pela arte. Arte não tem cerca, não é social e não precisa atender um mercado. Mas acho que ela gera resultados tão significativos que essa contribuição só agrega, tanto para a sociedade quanto para o próprio artista.

@criativo4

“With flowers/Com flores” – Necklace, Gold plated brass with painted fabric, 2014

VOCÊ JÁ FEZ UM CURSO DE PRODUÇÃO DE EVENTOS. QUAL A PRINCIPAL DIFICULDADE NA ELABORAÇÃO E GESTÃO DE EVENTOS NA ÁREA CULTURAL?

Conhecer as leis que nos beneficiem conseguir bons espaços para mostrar o trabalho, fazer a gestão da carreira, estabelecer boas parcerias e ter incentivos para internacionalizar e tantas outras dificuldades são enfrentadas por nós artistas. A elaboração de eventos tem muito destas dificuldades. Seria prefeito se todos os artistas soubessem um pouco de como elaborar seus eventos e projetos. Isso encurta caminhos e diminui problemas.

COMO VOCÊ ACHA QUE UM INTERCÂMBIO DE PRODUÇÃO BRASIL / PORTUGAL PODERÁ AJUDAR OS ARTISTAS COM SEUS PROJETOS?

@2Esse intercâmbio ajudará abrindo novas possibilidades, estabelecendo sinergias e boas parcerias, aumentando a rede pessoal de networking, fomentando novas idéias, aumentando o crescimento pessoal e o conhecimento profissional. Fomentando possibilidades financeiramente viáveis para levar o trabalho do artista brasileiro para outros países, criando assim visibilidade internacional.

DEIXE SEUS CONTATOS 

https://www.facebook.com/cacildaespindolabrasil?fref=ts

cacildaespindola@hotmail.com

Gostou? Curta e comente. E principalmente: COMPARTILHE, conhecimento deve ser partilhado.

4 respostas em “INTERCÂMBIO BRASIL E PORTUGAL COM CACILDA ESPÍNDOLA

  1. Muito interessante a forma como a Cacilda traçou a sua trajetória.
    Seu posicionamento também e´muito autêntico e focado na realidade.
    Neste sentido, gostaria de deixar o meu email,famlabriola@hotmail.com ,para nos aprofundarmos um pouco nos nossos trabalhos mútuos.Sou gestor cultural,com pouca experiência, e atuo na gestão da carreira do meu filho,que é formado em artes cênicas,teatro e cinema,além de trabalhar também com co-working.De qualquer forma, entrarei em contato com a Cacildade para ver as possibilidades de parcerias.Grato.

    Curtir

  2. Cacilda, sempre acreditei no seu potencial! Você sempre foi uma artista de muito valor! Parabêns pelo trabalho e muito muito sucesso!!! Que Deus continue e te abençoar!

    Curtir

  3. Cacilda, parabéns pelos frutos de todas as sementes que você tem plantado nesta sua jornada artística. Te conhecendo pessoalmente, admiro sua integridade, dedicação e perseverança. Desejo que você possa cada vez mais, transmitir na arte, toda essa sua bagagem ética, que certamente irá contribuir para construir um mundo melhor. Que você continue sendo, lapidada através da criatividade, para esculpir alicerces sólidos de beleza ,mas acima de tudo, adornados com amor. Que Deus te abençoe sempre!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s