CONHECIMENTO E EXERCÍCIO DO PENSAMENTO PARA TER BOAS IDÉIAS

@IDEIAS@Primeiro: Na década de 1940 e 1950 foi desenvolvida a teoria das Redes Neurais. As redes neurais não acumulam informações, elas aprendem através do processamento das informações que são açuladas por estímulos externos. É como uma dona de casa que em sua criatividade olha o que tem de ingredientes em casa e improvisa alguma comida com base nas experiências que tem. Mas as redes neurais são muito simples comparadas ao modelo que os inspirou: os nossos neurônios pois ao contrário dos artificiais que só recebem uma informação em cada um nós recebemos várias a todo momento.

@criativo4Segundo: Fiz um curso com o Roberto Shinyashiki o ano passado, em 2014, e ele tinha uma frase que usava o tempo todo “aumente o seu aquário”. No exemplo ele dava a um voluntário várias bolinhas de isopor para ser colocado em um aquário pequeno, estas não cabiam. Depois dava outro aquário maior e aí sim as bolinhas cabiam. O que ele estava querendo dizer era para ampliarmos o espaço onde processamos o conhecimento. E não somente acumular o conhecimento.

@criativo3Terceiro: Thomas Edson inventor da lâmpada incandescente teve uma grande idéia. Maravilha né ? Mas o que realmente ninguém sabe é que ele teve duas mil idéias para tentar fazer o projeto dar certo. Questionado por um jornalista sobre seus “fracassos” ele respondeu que não eram fracassos, que era conhecimento, pois já sabia então duas mil maneiras de não fazer uma lâmpada.

Com estas três historinhas posso dizer uma coisa pra vocês sobre idéias:

  • Quanto mais você acumula informação mais possibilidade de solucionar um problema ou de ter idéias. Faça seus neurônios trabalharem e aprender mais e mais. Não se aprende só na escola. Para aprender temos que observar, ouvir, ler, entender o mundo que nos cerca. Ser questionadores. Perguntar “por que”. Ser questionadores.
  • Não basta acumular informação, tem que ampliar o pensamento, olhar para todos os lados experimentando vários pontos de vista. Ampliar o seu aquário é abrir a mente. Conhecimento tem que circular. Informação não é pra ser guardada. É dando que se recebe. A roda tem que girar.
  • Para termos uma idéia é necessário usar o cérebro, muito, muito mesmo. Pensar e pensar. Ter uma idéia, ter a segunda, a terceira, a quarta e assim por diante. E só então escolhemos a melhor idéia das várias que tivemos.

Bem, aí estão as três primeiras dicas. A partir do próximo domingo vamos falar de idéias e vou te sugerir idéias. Vamos ter idéias juntos. Esse será nosso exercício.

E isso servirá para que? Para você empreender, para você criar projetos, eventos, planejar sua carreira, criar seu diferencial.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s