15 de outubro DIA DO PROFESSOR

“O verdadeiro professor defende os seus alunos contra a sua própria influência.” Amos Alcott

downloadProfessor vem de “professar”, que quer dizer “declarar publicamente uma convicção ou um compromisso de conduta”. Professor é aquele que ensina uma ciência, arte ou técnica que tenha. Que transfere conhecimento. Ou, conforme Paulo Freire “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”  É uma das profissões mais antigas do mundo.

Você sabe porque comemoramos o dia dos professores no dia 15 de outubro? Porque foi nesse dia em 1827 que D.Pedro I, imperador do Brasil, criou o Ensino Elementar.  Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”.

Mas só depois de 120 anos que começou a se comemorar este dia. Começou em São Paulo, na rua Augusta. A idéia foi organizada por quatro professores O professor Salomão Becker, Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko. A comemoração foi oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.

Mas os outros países comemoram em outras datas. Coréia do Sul e no México por exemplo é no dia 15 de maio. Nos EUA é na primeira terça feira de maio. No Peru é dia 06 de julho. Na índia 05 de setembro etc. Na América Latina é dia 11 de setembro e o dia mundial é comemorado dia 05 de outubro.

PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES!!!! Vocês são a verdadeira mudança desse país. Só a educação e a cultura nos salvará.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s