HOUSE OF CARDS, uma aula de negociação! (mas qualquer semelhança com a política no Brasil é mera evidência)

House-of-Cards1Estou assistindo a segunda temporada de HOUSE OF CARDS. É um seriado produzido pela Netflix, disponível só no Netflix por enquanto. Mas o preço da assinatura já vale a pena só por esse seriado. Definido como ficção é para mim a realidade nua e crua do que acontece no Brasil. Mas é também uma aula, capitulo a capitulo, sobre as pessoas. Sobre suas reações, medos e segredos. Sobre estratégias de manipulação. Sobre estratégicas de negociação.  

Kevin Space e Robin Wright como protagonistas dão um show de interpretação. Porém, muito além da arte e da comparação política, é um seriado que bem observado usa neurolinguística e outras tantas ferramentas psicológicas.

Tem gente que nasce com o dom da persuasão e negociação, pro bem ou pro mal, como é, pro mal, o personagem Francis de Kevin Space. Se analisarmos os personagens, todos eles, poderemos identificar perfis parecidos com muitas pessoas com as quais negociamos, trabalhamos ou convivemos. Eu mesma, assistindo, lembrei bastante de uma ex funcionária que todos os dias ia à minha sala e com todo “amor, carinho e amizade” obtinha informações e sabotava colegas e eu nem me dava conta disso, considerava uma grande amiga, mas era uma verdadeira Claire, personagem da elegante Robin Wright.

Na trama, deputados e senadores que só votam se recebem benefícios, emendas etc. Lavagem de dinheiro. Verbas de campanha por debaixo dos panos. Empresas patrocinadoras de campanhas eleitorais que manipulam o governo em prol de seus interesses. Manipulação da mídia. Manipulação de votos. Manipulação do povo. Ausência total de devoção ao partido e apenas o objetivo de ganhar votos e permanecer no poder eternamente.

Diria que a única diferença conosco é que os políticos dos EUA são bem mais preparados e estudados dos que os nossos, há corrupção, mas eles “parecem” pessoas de respeito.

No Brasil a grande maioria dos políticos, além de corrompidos, participa do grande circo dos horrores. É uma palhaçada, uma vergonha nacional. Talvez por isso tenhamos os melhores humoristas do mundo. Temos que aturar coisas como um palhaço que se elege fazendo piada de que nem sabe o que vai fazer lá no congresso, deputado racista e preconceituoso que preside a comissão de direitos humanos, deputado que é criminoso condenado e que exercia mandato, deputado com dinheiro na cueca, deputado procurado pela Interpol que todos protegem e por aí vai.

Os partidos políticos permitem que muitos se candidatem e estejam na mídia, levando a sua bandeira. Um exército estapafúrdio como: “mulher fruta” com as frutas à mostra, personalidades públicas que mal sabem falar, mas que são conhecidas, candidatos bizarros e que tudo pode ser conferido internacionalmente pelo Youtube.  Eu perguntei o “porque” disso e fui informada de que é pra conseguir bastante voto para o partido e ter lugar nas bancadas. Ter mais poder. Ou seja, dane-se o respeito, o patriotismo, a nação, o povo, a constituição…. desde que se tenha o poder.

Enquanto isso no Brasil de verdade crianças são estupradas, morrem de fome, são usurpadas, sai da escola sem saber ler e escrever, comete crimes. Enquanto isso os profissionais mais importantes da sociedade ganham salário de fome em contrapartida os salários absurdos do nosso “Governo”.  Enquanto isso nosso sistema de saúde é precário, a educação precária, infraestrutura precária. E por aí vai. Não posso negar que desde as “Diretas Já” muita coisa vem melhorando. Mas ainda temos muito chão.

O fato é que HOUSE OF CARDS mostra bem como anda o mundo e quem é o verdadeiro patrão de tudo isso O PODER E O DINHEIRO. E após as aulas de política e negociação deveríamos pensar onde é que tudo isso nos levará.

Considerações finais:

– não estou ganhando um centavo da Netflix

– não sou e não defendo nenhum partido político, porque não acredito que eles existam.

– Eu falo sobre eventos e projetos, mas não é possível, enquanto empreendedora, ignorar a política que há 500 anos suga o povo brasileiro e que dificulta muito mais empreender no Brasil. Então tenho que falar dela também.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s